Quantos prefeitos o PT elegerá?
Por Adriano Oliveira – Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE. Fundador da Cenário Inteligência: Pesquisas e Estratégia.
Na última eleição municipal, o PT não elegeu nenhum prefeito em capitais. Em 2004, o partido do lulismo governava 9 capitais. Foi o auge. Após isto, a cada eleição, o número de capitais conquistadas diminuiu. No ano de 2004, o PT conquistou 409 prefeituras. Em 2008, 558. O PT seguiu com mais conquistas no pleito de 2012: 638 prefeituras. Nas disputas de 2016 e 2020, o declínio eleitoral do PT é observado nas eleições municipais: 2016, 254 prefeituras conquistadas; 179, em 2020. O que explica o desempenho do PT na eleição municipal?
Foi no período em que Lula estava à frente da presidência da República que o PT teve o seu melhor desempenho nas disputas locais – 2004, 2008 e 2012. Na eleição de 2012, a mandatária da República era Dilma Rousseff. Nesta época, Rousseff e o lulismo eram fortemente bem avaliados. Portanto, a força do lulismo e o bom desempenho de Dilma explicam o desempenho do PT na eleição municipal. Assim como, a maior oferta de candidatos competitivos pelo PT ao eleitorado. Lulismo forte e governo Federal com alta popularidade atraem candidatos competitivos para agremiações partidárias.
O enfraquecimento do lulismo e o declínio da popularidade da presidenta Dilma acontecem intensamente a partir de 2015 em razão do desempenho econômico e da operação Lava Jato. São nas disputas municipais de 2016 e 2020 que constato o declínio do PT. Portanto, Lava Jato e desempenho econômico enfraqueceram o lulismo e a popularidade do governo Dilma e proporcionaram o declínio do número de prefeituras conquistadas pelo PT. Quantas prefeituras o PT conquistará na eleição de 2024?
Tomando como base as causalidades expostas, observo que se o presidente Lula estiver com razoável à alta popularidade, o seu partido tende a aumentar o número de prefeituras conquistadas, inclusive prefeituras de capitas. No Nordeste, quartel-general lulista, onde o presidente Lula mantém alta popularidade, o desempenho do PT deve ser de razoável para bom. Todavia, importante considerar três fatores: 1) Em razão da razoável popularidade do governo Lula, é possível que o PT atraia candidatos competitivos para disputar eleição; 2) O PT não terá candidatos competitivos em todas as cidades; 3) Como o PT está à frente da presidência da República, muitos partidos, em particular do Centrão, farão alianças com o PT, e elegerão prefeitos. Tal fato, diminuirá, obviamente, o número de prefeituras conquistadas pelo PT.