Por Djalma Guimarães – Consultor da Contexto Estratégia
Com a estabilização da economia brasileira na década de 1990, a economia do país se modernizou e proporcionou as condições necessárias para o crescimento nas próximas décadas. Seguindo este novo ciclo da economia, o setor de turismo tem experimentado expansão nos últimos anos, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros.
Expansão potencializada para os próximos anos com os grandes eventos esportivos, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que trarão milhares de novos visitantes ao país.
Neste contexto, o Estado de Pernambuco, com seus 98 mil Km², população de cerca 8,8 milhões de habitantes, 187 km de faixa litorânea e seus séculos de história, possui potencial para abocanhar parte desta demanda de turismo nos próximos anos. Visto que o turismo estrangeiro no estado representava apenas 1,8% do total do país em 2010.
Nas últimas décadas o estado entrou em um ciclo de expansão econômica, com efeito multiplicador sobre a economia, que têm criado um ambiente propício ao investimento e têm atraído brasileiros e estrangeiros a trabalho e a turismo.
Estas transformações também se irradiaram no setor turístico, que possui uma diversidade de roteiros e alternativas para o turista brasileiro e estrangeiro. Segundo dados do Departamento de Polícia Federal e do Ministério do Turismo, em 2010, 85.336 visitantes estrangeiros estiveram no estado, dos quais, dos quais 78% são europeus e 12,6% sul-americanos.
A vinda destes turistas é concentrada no verão 67,9%. Os festejos juninos representam apenas 4,1% do total de visitantes estrangeiros, festividades que possuem potencial de crescimento. A maioria dos visitantes estrangeiros que visitam o estado vem de avião, mas o turismo marítimo pelo tem apresentado um número crescente de visitantes.
Com a adoção de políticas de infra-estrutura e divulgação das potencialidades do estado de forma adequada, o estado pode alavancar sua participação no turismo exterior brasileiro, gerando mais emprego e renda neste setor.