Mantega rejeita plano de investimentos da Petrobras

Mantega rejeita plano de investimentos da Petrobras

Ramona Ordoñez, O Globo, 18/06/2011

O ministro da Fazenda e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Guido Mantega, não aprovou a proposta de investimentos apresentada pela companhia no seu Plano de Negócios 2011/15, e determinou novos ajustes.

Durante a reunião do Conselho realizada nesta manhã no escritório da Petrobras em Sâo Paulo, a Petrobras teria apresentado uma proposta de investimentos acima dos US$ 224 bilhões previstos no plano anterior de 2010/14, o que teria desagradado o ministro.

Segundo fontes próximas, Mantega solicitou que os investimentos ficassem próximos ao volume atualmente previsto no plano atual.

Apesar de usar recursos próprios para seus investimentos, o Planalto não quer que a Petrobras eleve muito os gastos. Isso porque, o governo não pensa, no momento, em autorizar reajustes nos preços da gasolina e do óleo diesel para não pressionar a inflação. E a manutenção do preços reduz os recursos da Petrobras nos próximos anos, uma vez que cerca de 60% de sua receita vem da venda desses dois combustíveis.

 

Por
publicado 18/06/2011 - 11h39