Confira os artigos científicos publicados pelo time da Cenário Inteligência
(Oliveira, A. - Revista Observatório, Palmas, v.6, n.3, p.1-11, abr-jun. 2020)
(Oliveira, A. , Souza, F. B. - Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 1, p. 478-496, jan-mar. 2019)
(Oliveira, A.; Gadelha, C.; Costa, S. - Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 4, p. 816-83. 2, jul-set. 2018)
(Oliveira, A. - Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p.396-414, jan./mar. 2017)
(Adriano Oliveira - ABEP, Jan. 2013)
(Adriano Oliveira - Em Debate, Belo Horizonte, v.4, n.4, p., jul. 2012)
(Adriano Oliveira - Soc. e Cult., Goiânia, v. 15, n. 1, p. 193-206, jan./jun. 2012)
(Adriano Oliveira - REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v.5, n.1, p. 115-138, jan.-jun. 2011)
Confira os livros já publicados por nossa equipe
SINOPSE:
Esta obra tem o objetivo de mostrar diversos eventos ocorridos na era Jair Bolsonaro, evidenciar as causas que possibilitaram o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República e fazer previsão quanto ao futuro do bolsonarismo. Através de pesquisas de opinião pública e análises dos eventos ocorridos entre 2019 e abril de 2023, Adriano Oliveira permite que o leitor reviva crises, turbulências e escolhas de diversos atores, em particular, do presidente Jair Bolsonaro, que desaguaram na ressureição do lulismo e no início da desbolsonarização da política. Este é um livro que desenvolve refinada análise de conjuntura e realiza previsões. Para Oliveira, Jair Bolsonaro só voltará ao poder se ocorrer a argentinização da economia brasileira. Caso o desempenho econômico do governo Lula seja de razoável para bom, o bolsonarismo sofrerá enfraquecimento e novos atores da direita civilizada substituirão Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2026.

SINOPSE:
“A operação Lava Jato se configura em um dos consectários da primazia do Judiciário, operação que se inicia em 2015 e ainda sem término até o presente momento, chama atenção por muitas de suas características que está moldando indelevelmente o sistema político brasileiro. É nessa senda que se encontra o descortínio do professor Adriano Oliveira, docente da Universidade Federal de Pernambuco, denodado observador das paisagens políticas, que, munido de acuidade técnica, instrumentos teóricos adequados e conclusões racionais, conseguiu vasculhar o nosso passado recente e tecer ponderações prospectivas diante dos quadros atuais, mesmo sem adentrar no papel de pitonisa” – Walber de Moura Agra, Livre Docente pela USP. Professor da Faculdade de Direito do Recife. Procurador do Estado de Pernambuco. “A investigação de Adriano Oliveira revela por um lado, que a ‘Lava Jato’, como variável isolada, não é suficiente para explicar o ‘impeachment’ da presidente Dilma Rousseff, por outro, apresenta de forma convincente que a operação teve efeitos cumulativos na formatação de uma opinião pública, fundamental para o entendimento da decisão do voto” – Silvana Krause – Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/UFRGS. Ex-Bolsista e Conselheira da Fundação Konrad Adenauer. “O livro que o leitor tem em mãos busca assim compreender os efeitos eleitorais da Operação Lava Jato. Mais do que preocupar-se com o que efetivamente foi o fenômeno, Adriano Oliveira faz trabalho de profissional ao arregaçar a mangas e buscar relações entre fatos e variáveis que se deram em torno e no período mais agudo da Lava Jato; encontra correlações, sabendo muito bem que essas correlações não indicam, necessariamente, causalidades” – Carlos Melo, cientista político. Professor do Insper.

SINOPSE:
A interpretação dos eventos eleitorais requer empiria e teoria. Eleitores estão a percorrer uma trajetória. Na trajetória, os sufragistas podem fazer diversas escolhas em vários instantes. Eleitores sentem emoções e têm sentimentos por competidores. É possível prever resultados eleitorais quando a análise de conjuntura ocorre. A interpretação do comportamento do eleitor não requer determinismo. Tais premissas são apresentadas nesta obra, a qual reúne artigos construídos por diversos autores das áreas de Ciência Política, Economia e Estatística. Através do diálogo entre teoria e empiria, eventos recentes ocorridos no contexto eleitoral brasileiro são interpretados. E temas como análise de conjuntura, marketing político e construção de cenários são abordados didaticamente e apresentados como ferramentas necessárias para a interpretação dos fenômenos eleitorais.

SINOPSE:
Dentre os capítulos presentes nesta obra, estão – Pesquisa de Opinião; Coleta de dados; Probabilísticas e por Cotas; Divergências de Metodologia Entre Institutos; Votos em Branco, Nulos e Indecisos; Pesquisas Para Senador; Boca de Urna; A Popularidade das Pesquisas Eleitorais no Brasil, entre outros.

SINOPSE:
Este livro decifra através de estudos um enigma que sempre existiu, mas que antes não havia sido pesquisado tão profundamente, o que pensa o eleitor, neste caso em especial, o eleitor do Estado de Pernambuco.
