FMI reduz projeção de crescimento econômico do Brasil

FMI reduz projeção de crescimento econômico do Brasil

Ronaldo D'Ercole e Paulo Justus, O Globo, 18/06/2011

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção de crescimento para o Brasil este ano, mas elevou a estimativa para o conjunto de países emergentes. Segundo o FMI, o Brasil deverá crescer 4,1% em 2011.

No relatório anterior, divulgado em abril, o Fundo projetava alta de 4,5%. Para 2012, o Fundo também reduziu a perspectiva de expansão da economia brasileira, de 4,1% para 3,6%.

A revisão foi motivada pelos novos indicadores de produção industrial e pelo aperto monetário e fiscal em curso no país, de acordo com Rupa Duttagupta, subchefe da Divisão de Estudos Globais do FMI.

– Há dois fatores que nos levaram a essa revisão: um é que como esperado vemos pistas de desaceleração na conjuntura, como a produção industrial que cresceu fortemente depois da crise e agora começa a se acomodar. Também há um ponto adicional que é o aperto macroeconômico com uma bem-vinda disposição das autoridades de trazer a inflação para 4,5% no ano que vem e similarmente na área fiscal há uma postura mais restritiva – explicou a economista.

 

Por
publicado 18/06/2011 - 11h41