Boletim da Cenário – A saída de Sérgio Moro
Boletim da Cenário Inteligência
www.cenariointeligencia.com.br
WhatsApp: 81 99950 8287
Por Adriano Oliveira – Cientista Político
- A saída de Sérgio Moro do governo Bolsonaro pode possibilitar a queda da popularidade do presidente da República. Bolsonaro e Moro têm o mesmo universo de eleitores. O rompimento da aliança entre eles tem condições de dividir este universo. Por consequência, surgem o bolsonarismo e o morismo.
- Sérgio Moro será ator estratégico na eleição municipal? A Cenário Inteligência já tem verificado esta possibilidade através de pesquisas.
- O presidente Bolsonaro iniciou, nesta semana, diálogo com vários partidos políticos. Caso os partidos aceitem formar uma base aliada prol governo Bolsonaro, os eleitores bolsonaristas convictos poderão reclamar e o presidente da República quebrar o trato. Ao não reclamarem, o presidente Bolsonaro poderá manter o acordo e, consequentemente, criar a oportunidade para governar. Entretanto, os filhos do presidente da República continuam a ser atores que desestabilizam o governo Bolsonaro.
- O impeachment do presidente Jair Bolsonaro é um cenário plausível. Quais as condições para ele ocorrer: 1) Não formação de base parlamentar no Congresso Nacional em apoio ao governo Bolsonaro; 2) Queda expressiva da popularidade do presidente Jair Bolsonaro; 3) A maioria dos eleitores responsabilizar o governo Bolsonaro pelas consequências da Covid-19 na economia e na saúde. Por exemplo: O número de mortes pelo Covid-19 é de responsabilidade do presidente da República; 4) Perda do apoio dos militares. Ressalto que esta variável é fundamental.
- Como venho alertando: as eleições municipais sofrerão influência da conjuntura nacional. Não é possível entender tal conjuntura sem considerar as consequências da (1) Covid-19 no sistema de saúde, e as (2) crises econômica e política.
- É de crucial importância que os candidatos ao cargo de prefeito realizem pesquisas qualitativas e quantitativas para identificar os sentimentos dos eleitores. A realidade brasileira oferta diversas variáveis que têm o poder de influenciar a escolha do eleitor.