A eleição de deputado explica a de prefeito?

A eleição de deputado explica a de prefeito?

Por Adriano Oliveira – Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE. Fundador da Cenário Inteligência: Pesquisa e Estratégia.

No ano de 2022, na cidade Z, Antônio, candidato a deputado estadual, conquistou a maioria dos votos. Frederico, disputando o mesmo cargo, foi o segundo mais votado na mesma localidade. Antônio é natural da cidade Z e candidato a prefeito em 2024. Frederico não é natural da cidade Z e apoiará a reeleição da prefeita Anunciada. Diante deste contexto, quem é favorito para vencer a eleição municipal vindoura: Anunciada ou Antônio?

São diversos candidatos a prefeito que fazem relação entre desempenho na eleição para deputado e desempenho na eleição para prefeito. Desconheço trabalhos científicos que mostre tal relação de causalidade nas milhares de cidades brasileiras. Portanto, não posso afirmar que o desempenho na eleição para deputado explica ou prever a performance na eleição para prefeito.

A eleição para deputado é diferente da de prefeito por uma razão fundamental: A avaliação da gestão do prefeito importa muito para explicar a eleição municipal. Prefeitos bem avaliados tende a ser reeleitos ou a eleger o sucessor. Na eleição para deputado, o apoio do prefeito bem avaliado importa. Todavia, o votante não está considerando o seguinte sentimento, o qual é peculiar as disputas municipais: mudança ou seguir em frente?

São diversas as opções disponíveis para o eleitor na eleição para os cargos de deputado federal e estadual. O votante pode escolher entre diversos candidatos com atuação ou não em sua respectiva cidade. No caso da eleição para prefeito, os votantes escolhem competidores que têm atuação na cidade, pois eles estão disputando o cargo de prefeito. Inclusive, é muito comum, e pesquisas qualitativas revelam isto, que candidatos que não moram na cidade sejam criticados pelos eleitores. Isto não ocorre na eleição para deputado.

Entre o pleito para deputado e a eleição de prefeito existe um intervalo de cerca de 17 meses. Neste período, a prefeita, candidato à reeleição, pode recuperar popularidade ou perder. Portanto, se Antônio, opositor de Anunciada, foi o deputado majoritário em 2022, ele poderá perder a eleição para prefeito em 2024 em razão do aumento da popularidade da prefeita candidata à reeleição.

O desempenho de Antônio em 2022 é um indicador não satisfatório para explicar o seu desempenho em 2024. São as pesquisas qualitativas realizadas o quanto antes, que dirão, com grande força preditiva, quem vencerá eleição: Antônio ou Anunciada.

Por
publicado 19/10/2023 - 09h39