A semana finda com o ex-ministro da Saúde Pazuello como culpado na CPI da Covid-19. Ele assumiu a responsabilidade perante os senadores e não atribuiu nenhuma culpa ao presidente Bolsonaro. A atitude de Pazuello favorece o mandatário da República. E permite concluir que até o instante, a CPI da Covid-19 não foi certeira em relação a Jair Bolsonaro.
Pesquisa recente do Datafolha revela que 75% dos brasileiros concordam com a seguinte frase: “O governo Federal demorou para comprar vacinas e perdeu boas ofertas de vacinas”. E 72% com a assertiva: “O governo Federal agiu como se a pandemia não fosse grave”. Em pesquisa divulgada hoje pelo Vox Populi, 62% avaliam negativamente o desempenho do presidente Bolsonaro no enfretamento da pandemia.
Os dados apresentados acima revelam parte das causas que motiva a alta impopularidade do presidente Bolsonaro – Pesquisa Exame/Ideia publicizada hoje mostra que 50% dos eleitores reprovam o governo Bolsonaro. Vox Populi também divulgada hoje revela a reprovação de 48%. O conjunto das pesquisas recentes de variados institutos evidencia alta impopularidade do presidente da República com estabilidade.
Não foi a CPI da Covid-19 que trouxe impopularidade para o governo Bolsonaro. Mas a pandemia. Tal causalidade sugere a seguinte hipótese: a ampliação da vacinação pode possibilitar o aumento da popularidade do governo Bolsonaro. É uma possibilidade. Por outro lado, é possível que isto não ocorra, e a pandemia condene o presidente Bolsonaro à reduzida popularidade na eleição presidencial vindoura.
A impopularidade do atual presidente da República possibilita a consolidação do ex-presidente Lula nos ambientes eleitoral e político. As três recentes pesquisas divulgadas, – Datafolha, Vox Populi e Exame/Ideia – mostram crescimento na intenção de voto do ex-presidente. Inclusive, sugerindo cenário de vitória no 1° turno. Esta evidência deve ser levada a sério por Jair Bolsonaro, pois não é cenário desprezível. E outro ponto: se as pesquisas indicam possibilidade de vitória de Lula no turno inicial, as chances do candidato do Centro de superar o presidente Bolsonaro no 1° turno também é factível.
O recente encontro de FHC com Lula mais as especulações de que MDB e PSD podem apoiar o candidato do PT sugere a criação do seguinte consenso político: Lula é o único candidato capaz de derrotar o atual presidente da República. Tal possibilidade é reforçada pelo seguinte dado: 46% dos eleitores consideram que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve – Vox Populi, 21/05/2021.