Conjuntura: IPEA: PIB de 4 a 5%, inflação acima do centro da meta
Thiago Azurem
abril 14, 2011
Cássia Almeida, O Globo, 14/04/2011
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) está prevendo para este ano um crescimento entre 4% e 5% da economia brasileira. De acordo com o Ipea, "apesar dos mesmos fatores que impulsionaram a economia no ano anterior ainda estarem presentes, as medidas adotadas pela autoridade monetária, temendo um possível descompasso entre oferta e demanda, deverão reduzir o ritmo do crescimento".
Para o cálculo desta taxa, o instituto considerou que a expansão de 7,5% de 2010 já deixou garantido um crescimento de no mínimo 1,2% neste ano.
Para a inflação, a previsão é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano entre 5% e 6%, acima dos 4,5% do centro da meta, mas ainda dentro da margem tolerância que vai até 6,5%. "A tendência para os próximos meses é de continuidade das taxas de inflação em patamares elevados", afirma o relatório.
O Ipea está prevendo também um aumento no déficit em conta corrente (resultado de todas as operações do país com o exterior) para entre US$ 63 e US$ 73 bilhões.
Segundo o instituto, o consumo e os investimentos "mesmo num ritmo mais lentos continuarão crescendo acima do PIB, o que manterá pressionada a demanda por bens importados". Mas, segundo o Ipea, o fluxo de capitais estrangeiros será mais do que suficiente para garantir esta expansão.